23 de junho de 2026

Cabo RGE-06 60% 75 Ohms descartado via pública.

Olá pessoal, olha o que achei ontem dia 22/06/2026, mais de 8 metros de cabo RGE-06 60% 75 Ohms, para antenas UHF HDTV. O cabo estava em plena via pública em meio a alguns sacos descartados. Este cabo é usado em antenas tipo Yagi UHF HDTV digital a mesma que achei dia 19/06/2026. Sempre acho estes cabos em vias ou descartados em "lixos", mas não pego. O motivo é que estes cabos tem em seu condutor positivo interior de ferro ou um material que fica enferrujado, uma forma de ficar mais barato para ás industrias. Sua malha negativo sempre não passa dos 70% este tem 60% de malha apesar de ser 75 Ohms mas não é muito bom para transmissão e recepção em frequências baixas e acho que alta pior ainda. Vejam ás fotos do cabo que é relativamente novo.
Vejam que o cabo tem até um conector.
Este é o conector.
Especificação do cabo.

20 de junho de 2026

Antena Yagi UHF digital HDTV dscartada "Lixo".

Pessoal este mês estou com sorte, olha o que achei ontem 19/06/2026 indo para meu cooper. Esta antena tipo Yagi de 7 elementos estava em um coletor de "lixo" eu assim que passei e vi fui e peguei escondendo ao lado do recipiente grande coletor. Ao voltar 2 horas mais tarde e já noite ainda estava lá, peguei e trouxe para casa, hoje dei um banho nela pois estava suja porem perfeita só com um pedaço de cabo coaxial de aproximadamente 20 cm. Os elementos é bem resistentes muito resistente e por isso não quebraram, a antena está novinha até com ás braçadeiras e só faltando o cabo que eu acho muito jogado pela cidade. Hoje passei de moto em uma rua e dentro de uma caçamba de lixo em cima estava uma TV analógica de tudo de imagem, eu não tive como pegar esta TV pois estava indo para fazer algo importante e na volta vim por outra rua. Mas nas fotos vocês verão como está a antena. 
Esta é a antena que achei ontem.
Vejam que está novinha.
Vejam que está perfeita.

18 de junho de 2026

Inalador compressor de ar descartado.

Olá pessoal, olha o que achei ontem 17/06/2026 quando ia fazer meu cooper, estava em uma cesta de "lixo" com o cabo plugue. de entrada CC em pendurado, pois a lixeira é alta, então deixei para pegar quando voltasse, e assim fiz ao voltar apanhei e pensei que fosse um roteador ou algo parecido, ao chegar em casa e ver que se tratava de uma mangueirinha e o nome Inalador, hoje lavei e deixei novinho e o melhor é que está bom funcionando 100%. Não sei como descartaram uma peça desta de extrema necessidade para quem precisa. Dei muita sorte pois está bom e posso comprar o que resta para ficar um equipamento 100% funcional. Vejam ás fotos. 
Vejam que está novinho e sem aranhões.
Do lado de baixo vejam como está.
Estas são especificações do Inalador compressor.
Vejam o fonte adaptador de CA para CC 6 volts.

15 de junho de 2026

Som pen Driver bluetooth doação.

Olá amigos. Hoje fui buscar uma doação que recebi de uma amiga de minha esposa. Este pequeno som da China que é vendido em barracas de camelôs ou casas de venda de eletrônicos da China em todo Brasil. O aparelho foi emprestado a um vizinho que ao devolver a amiga de minha esposa viu aberto, ela perguntou ao vizinho se ele tinha aberto o som, ele respondeu que abriu para ver o que tinha dentro. Ela então mandou ele se retirar da casa dela e deixou o aparelho lá depois mandou uma mensagem para minha esposa que tinha um som para me doar. Pessoal essa história me lembrou quando eu era criança que ficava olhando aquele Motoradio de 6 Faixas da época do meu pai, ou outros rádio que ele tinha que ligava na energia e tinha uma anteninha tipo dipolo em cima do telhado entre os caibros, este rádio na década de começo de 70 um homem aqui na cidade construía e montava para vender, este rádio meu pai ficava ouvindo em OC ondas curtas serviços de telegrafia e outros acho que era 19 metros não me lembro bem pois eu era criança e não me ligava ainda. Eu achava que por ser ligado na energia a voz vinha pelo fio, mas eo Motorádio de 6 faixas, e outros que meu tio tinha que usava bateria e eu ouvia sair voz, então eu perguntava ao meu pai como era que o rádio captava a voz. e ás vezes meu pai chegou a abrir o rádio para me mostrar como era dentro, eu lembro bem que via ás bobinas de FI, e perguntava a ele como era que a voz do homem chegava ate o auto falante que eu nem sabia se era auto falante, mas apontava com dedo, meu pai não sabia me explicar. Porem eu era muito curioso e ficava fascinado com aquilo, como pode a voz vim pelo vento sem fio nenhum. E fui me empenhando em aprender e fui aprendendo sozinho e com revistas da época de 80, revistas que eram compradas ás vezes pois não tínhamos dinheiro para gastar com revistas de eletrônica para mim. Bem resumo da história, nos anos 2000 eu sem fazer qualquer curso em eletrônica já tinha montado muitos transmissores, transverter, Walkie Talkies móvel e base é outros, o mais que me deu orgulho de mim mesmo foi este: PTT sem fio para Cobra 148 GTL, passei aproximadamente 5 anos para finalizar, mas valeu a pena. Hoje estou envolvido com a eletrônica digital DDS VFO, eu mesmo sendo meu próprio professor como sempre fiz na minha vida. Pessoal não estou aqui para me gabar ou me exaltar como bom ou inteligente, estou relatando um pouco da minha história para ficar registrado aqui e em meu blog chefe, que devemos sempre pensar positivo e seguir adiante, nunca desistir em nada nem mesmo na eletrônica, procurar analisar, verificar, aprender com calma tudo que está ao seu redor, eu sou prova viva que quando queremos temos o poder de aprender e fazer o que parecia impossível. Sei que um dia vou morrer não tenho minha vida em minhas mãos, mas deixarei meus blogs registrados e agora em vídeos de um menino que sempre gostou de eletrônica e mesmo pobre e sem dinheiro para pagar um curso de eletrônica ou comprar revistas conseguir vencer e dominar ás técnicas deste maravilhoso mundo da Eletrônica. Espero que todos que ler este tenha também persistência, empenho, calma, pesquisando e procurando aprender, pois hoje em dias atuais tem a internet que dá tudo em casa no PC ou celular sem sair de casa, o que não acontecia e não tínhamos nos anos 80. Muito obrigado a Tânia amiga de minha esposa por esta doação que será bem vinda.
O aparelho ficou bom depois que coloquei os parafusos e fechei.
Vejam que o lacre foi violado.
Fundo do aparelho com cabo USB micro ao lado.
Vejam que tem controle remoto que não está bom.

10 de maio de 2026

Ventiladores descartados calçada.

Olá pessoal que acompanha nosso blog. Ontem 09/05/2026, vindo da casa da minha sogra, passando por um conjunto residencial, encontrei estes dois ventiladores jogados em uma calçada em meio a outros descartes, parecia que era para o "Lixo" recolher, mas dei sorte de passar e ver. Voltei e apanhei os dois pois um está quase que completo, o outro está parcialmente desmontado e ainda tem o motor, que por sua vez aparentemente parece está bom. Pessoal não sei o porque, mas agora para achar equipamentos eletrônicos está muito difícil, se brincar está mais difícil que achar ouro. Vejam ás fotos que tirei hoje e no estado que achei ás sucatas que serão bem vindas porque servirão para retirar componentes para outros ou outros fins na eletrônica.
Estas foram ás sucatas que achei ontem 09/05/2026.

5 de maio de 2026

Campainha de porta e portão sem fio.

Olá pessoal, olha o que achei ontem ao ir para meu cooper, ao ver na calçada peguei e escondi em um registro de água. Ao voltar peguei, então observei que era um tipo de interruptor sem fio campainha de residência. É simples mas faz parte do mundo da eletrônica, por isso resolvi postar. Vejam ás duas fotos.
Vejam a frente do aparelho que fica no portão ou muro.
Vejam que parece que já foi danificada.

23 de abril de 2026

Luminária Led descartada.

Olá pessoal. A coisa está preta, assim falamos quando a situação está difícil. Pessoal eu não abandonei o blog de sucatas não, é que não tenho achado nada e também não recebi nenhuma doações eletrônicas. Mas sempre que acho ou recebo doações posto aqui para todos verem. Ontem 22/04/2026 em minha corrida cooper, achei em frente a uma escola descartado no lixo em meio a vários sacos no meio da rua, esta luminária de Leds. Tive que pegar antes que o carro de lixo recolhesse, peguei e escondi debaixo de um balcão de uma barraca próximo, sempre que dava minhas voltas correndo eu avistava minha luminária, ao finalizar meus exercícios fui lá e peguei vindo para casa. Em teste liguei em 127 volts CA, que é a tensão residencial da cidade, a luminária acendeu alguns leds de uma fileira, mas tem dois leds queimados, poderá ser o defeito causado para ela não acender todos os leds. Me parece que a fonte de alimentação de CA para CC é dupla, e cada fileira de leds são independentes, se for isso mesmo então temos dois defeitos, um com os leds queimados a fileira de leds não acende completamente por serem ligados em série, e outro defeito está na fonte de CA CC que alimenta a outra fileira de leds que não acende. Talvez mesmo com o defeito de não acender uma fileira de leds a luminária tenha permanecido funcionando, pois em uma sala de aula ou bancos existem outras luminárias além desta no ambiente que disfarça o defeito pois esta acendendo, só quando a luminária fica totalmente escura é substituída. Vejam nas fotos.
Esta é a luminária que achei ontem 22/04/2026.
Vejam que dá para ver os dois leds queimados.
Este é o final da luminária.
Vejam os dois leds queimados, eles são ligados em série.
Vejam o final da luminária. e fonte de alimentação.
Esta é a fonte de alimentação CA para CC, não sei a tensão que sai pois está com defeito.
Vejam que liguei e só acendeu nesta foto dois leds, outros nesta fileira, a outra não acende nenhum.

14 de março de 2026

Cabo de aspirador descartado.

Pessoal, a história se repete, ao levar minha esposa hoje 14/03/2026 para casa da sogra, bem próximo a TV que achei a PCI,  estava este cabo acho ser de aspirador, vi em um túnel de "Lixo", estava só parte do interruptor para fora, pensei que tivesse o restante. Ao voltar fui até o local e puxei foi quando veio só o que está na foto, mas trouxe por que o cabo é de alumínio e bom para confeccionar nossas antenas PX ou VHF. Um tubo deste não se joga fora, ele serve e tem muita utilidade na eletrônica. Vejam fotos.
Este foi o achado, um cabo de aspirador de pó.
Vejam que é de alumínio de boa espessura para boom antenas.
Vejam o lado do interruptor.

PCI TV antiga tubo descartada.

Olá pessoal, olha o que achei ontem 13/03/2026, ao vim da casa de minha sogra. Na noite anterior fui levar minha esposa para dormir com os pais dela, pois são idosos e precisa de cada filho durma com eles. Então quando vinha para casa só, vi um homem com uma lanterna do celular dentro do começo do mato junta a calçada, ele estava garimpando uma TV que há tempos estava ali, eu via ela toda vez que ia para casa da minha sogra, mas um dia quando olhei pensei que estivesse sem PCI já canibalizada, mas para minha surpresa, ontem pela manhã vim por lá mesmo trajeto e lá estava a PCI na calçada próximo a TV já toda desmontada,  o pior é que ele deixou o tubo quebrado virado para cima, e deixou no mesmo local. Infelizmente são muitos que fazem isso aqui na cidade e acho que no Brasil, já começa pelas pessoas que descartam animais, objetos, eletrodomésticos, aparelhos, lixo, em qualquer lugar de mato ou via publica. É inacreditável como o ser humano faz estes tipo de coisas que deveria ser considerado crime ambientais, como são para os animais, pois abandono de animais e maus tratos é crime aqui no Brasil, felizmente. Vejam ás fotos do que podemos aproveitar desta TV para nossos projetos de Walkie Talkie outros RTX, pois os componentes estão muito enferrujados e quase que não serve mais. Vejam Fotos.
Foi tudo estes que achei na calçada próximo a sucata da TV.
O cara só retirou os transformadores, bobina Yoke do tubo.
Vejam que ele deixou os alumínios, este é o amplificador de áudio.
Veja mais um dissipador muito bom para nossos projetos.
Mais outros dissipadores de alumínio, observem que os componentes estão enferrujados.
Vejam que sorte um TDA 7297 SA de 10W + 10W, de 6 a 18 volts proteção térmica curto circuito.
Se estiver bom é muita sorte.
Outro componente muito usado em projetos RTX transverter. Cristal de 24.575 MHz.

12 de março de 2026

Lâmpada Led carro descartada.

Olá pessoal que acompanha nosso blog. Olha o que achei ontem 11/03/2026, estava indo para meu cooper quando passando em uma oficina de veículos estava esta lâmpada no chão próximo a uma cesta de "Lixo", tinha mais duas caixas na cesta, mas quando peguei a lâmpada dei uma vasculhada nas duas caixas novas que não tinha nada dentro. A lâmpada está com mau contato como todas ficam depois de um tempo de uso, os Leds ficam como se estivessem fracos ou queimados, mas ao apertar eles voltam ao normal, ficando depois fraco, isso é devido a mau contato pelo aquecimento dos leds, pois ela tem uma ventoinha "Cooler" para ventilar os leds que são montados em uma barra de alumínio. Então para quem achava ou pensava que Led não esquenta, tem que rever esse pensamento, pois Leds de alta potencia e alguns outros esquentam bastante. Vejam ás fotos da lâmpada que achei que dá para aproveitar a ventoinha para nossos projetos RTX, o alumínio também serve para Driver ou PA de transmissortransceptores ou transverterm, ou outras aplicações na eletrônica, os leds podem serem aproveitados se desmontados todo conjunto com cuidado. Vejam ás fotos.
Esta é a lâmpada de leds que achei no chão em plena via pública.
Vejam que colocaram uma fita isolante preta, talvez para encaixe no farol.
Vejam no fundo a entrada de ar para ventoinha refrigerar os leds.
Vejam que eles afirmam que ela tem 72W, mas sem outras especificações.