17 de dezembro de 2017

Cobra 148 GTL Malaysia raridade comprado.

Vocês, que curtem e gostam dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Pessoal sabe aquelas histórias que parece de pescador. Vou contar o que aconteceu dia 09-12-2017, sábado pela manhã, não pense que esta foi a primeira vez, já fiz algo parecido anos atrás, comprei um cobra SuperStar 148GTL com AM, FM, USB, LSB. Mas vamos lá, eu estava querendo um cobra 148 GTL antigo, poderia ser de qualquer fabricação, então sempre que via um caminhão ou carreta com antena, no centro da cidade, dirigia-me ao motorista e perguntava se ele tinha algum cobra 148 GTL antigo do microfone lateral para vender, a resposta sempre era "não", ou "o que tenho eu não vendo" então eu agradecia ia embora. O mesmo aconteceu sábado passando pelo fundo de um grande supermercado vi dois caminhões que descarregava, um sem antena, e outro com uma Maria-mole na frente, fui até os homens que estava descarregando perguntei pelo motorista, um deles dentro do baú respondeu que era ele, então perguntei você tem algum cobra 148 GTL para vender, ele respondeu que tinha um mas estava usando, tinha pouco tempo que havia comprado, perguntei por quanto ele comprou, ele respondeu que havia comprado por R$ 400,00, perguntei se vendia e por quanto, ele pensou demorou um pouco e falou que vendia pelo mesmo preço, eu então disse que iria levar uma caixa para colocar algumas coisas comprado na feira e viria logo ver o rádio. Fui embora, vim até minha casa e voltei rapidamente até o local, ele estava pronto para viajar e me esperava, fui até o caminhão e falei posso ver o rádio, ele abriu a porta desceu e mandou eu subir, pedi licença subi, liguei o rádio fui logo vendo se tinha TX, medindo a ROE, estava ok, passei para LSB, e assobiei e o S meter foi ao canto, a luz do S-meter não acendia, olhei o PTT, ok, passei para AM, novamente assobiei sem oscilar modulação no S-meter, eu então disse a ele que o rádio estava com problema, e que eu só dava R$ 300,00 ele não aceitou, disse que estava muito barato, eu ainda não havia visto o fundo do rádio ou internamente, então fiz a mesma proposta, ele disse que faria R$ 350,00, eu disse que não, e para não perder tempo pois ele iria viajar, eu falei que nem ele nem eu, daria R$ 325,00 ele aceitou, falou que entregaria o rádio em um posto na BR 101 para testar melhor, ou segunda feira, que ele estava com pressa, então eu falei não queria o rádio naquela hora, e iria ao banco pois só tinha em mãos R$ 54,00, ele começou a retirar o rádio do local e nem deu para eu ver o fundo do rádio, mas eu nem estava ligando, queria mesmo era um 148 GTL antigo, mesmo que estivesse todo fumaçado. Fui ao banco caixa eletrônico que tava uma fila muito longa, voltei e falei sobre a fila, e disse a ele que tinha R$ 300,00 se ele aceitava e confiava em mim para eu pagar depois o restante de R$ 25,00, imediatamente respondeu sim, eu então disse a ele que fosse para o posto que eu iria passar em casa para pegar o restante do dinheiro, assim fiz, e encontrei ele ainda no caminho, que parou e me deu o rádio e dei o dinheiro pela janela, o rádio já estava dentro de um saco verde, perguntei como eu iria vê-lo na segunda feira para pagar o restante, ele respondeu que estava em uma loja de supermercado descarregando. Então passei o meu telefone a ele que nem anotou, agradeci e retornei para casa. Depois do almoço fui logo abrir o rádio para ver o que eu tinha comprado no escuro, não costumo fazer este tipo de compra assim, mas tudo foi rápido, e eu dei muita sorte, pois tem muita gente que não gosta de comprar rádios de caminhoneiros que acha que é mexido ou futucado, eu retirei algumas fotos para provar ao contrário do que muita gente pensa. Voltando ao desfecho do caso, na segunda feira fui a procura do colega caminhoneiro seu nome Ualas, preocupado e sem querer perder tempo passei na mesma loja que eu o encontrei no sábado, e perguntei pelo caminhão onde estava descarregando, fui informado que estava em uma filial bem próximo dali, não foi a loja que ele me disse no sábado, mas tudo bem fui até o local e avistei o caminhão, aproximei e ele estava lá, dei bom dia e falei que  já iria para o local que ele disse sábado, eu então paguei os R$ 25,00 e agradeci, ele perguntou se eu havia ligado o rádio, disse que sim, ele disse que iria comprar um cobrinha só AM e chipá, eu não sei o que é isso, deve ser chucrutar na gíria deles, eu perguntei se eu poderia publicar a minha história e colocar só o nome dele, ele me autorizou, e perguntou novamente o que era que eu tinha na internet, eu expliquei sobre o blog, apertei sua mão e novamente agradeci pela confiança e gesto. Agradecer a você Ualas, por ser uma pessoa de grande coração, sabe em quem confiar, fiquei muito alegre em realizar meu objetivo, te desejo tudo de bom, prosperidade, felicidades, saúde, e que o senhor todo poderoso Deus Jeová de abençoe e esteja com você te protegendo por todas ás estradas e lugares do Brasil, que tenha um feliz Natal e um ano de 2018 com muitas realizações para você e toda sua família. Fim da história de sucesso.
Um documento importante para manutenção Cobra 148 gtl feito por Adinei PY2 ADN em 2001, postada por confraria do ferro de soldar, nossos agradecimentos pelo belíssimo trabalho do Adinei PY2 ADN e postagem do site confraria do ferro de soldar.
Pessoal achei o esquema do similar ao 148 GTL Ranger (Texas Ranger) TR-296GK de 1999, depois de encontrar a falta de ligação do +Vcc 13,8v para o pino 2 do IC4 MB 3756, já atualizei no esquema abaixo. Baixe o esquema original  Texas Ranger TR296 GK DX.
Veja foto Ranger (Texas Ranger) TR-296GK igual ao cobra 148 gtl vejam.
Vejam o esquema abaixo é o mesmo 148 gtl, mas com algumas pequenas modificações.
Vejam em vermelho onde faltava a ligação pino 2 IC4 no esquema original.
Cobra 148 GTL e microfone original.
Vejam em zoom a frente do transceptor. cobra 148 GTL.
Vejam a sujeira, não se vê nem a data e serial, vamos limpar com cuidado.
Vejam a PCI, vamos limpar cuidadosamente com pincel, vejam PLL não tem chucrute incrível para um rádio de caminhoneiro.
Vejam é a primeira vez que abrir, fiquei até surpreso está todo original, porem a fiação parece que falta algumas braçadeiras "enforca gato" para minha surpresa o rádio está perfeito.
Será que alguém ver por baixo das duas braçadeiras o que tem.
Vejam o PLL é da Ranger RCI 8719, "parece" está tudo original, aliás até a frente está com nome Ranger na parte do fundo.
Olha PCI PLL "parece" está original, só tem uma solda em cima do jamp pino 14, será que já teve chucrute, ki, ki, ki, ki.
Vejam a bobina L19 do VCO não tem mais a cera original, foi mexida.
Olha o TDA 6130-5 é original, mas gosto mais do S042P.
Vejam como dei sorte os transistores RF são originais, e estão bons. Nec 2SC 1306, 2SC 1969 Mitsubishi.
 
Abaixo das braçadeiras, uma bomba, limpando a fiação quando virei olha com está a fiação.
Olha só como ficou ás braçadeiras torradinhas no local dos fios, ki, ki, ki, ki.
Depois de retirada ás braçadeiras, olha só quantos fios estão plásticos isolantes queimados.
Olha ai com a ponta da chave outro por baixo. O que será que aconteceu. ki, ki, ki.
Parece que a coisa foi feia, lá na PCI foto acima tem uma ligação do negativo 
do eletrolítico de 1000uf 25V direto eliminando este fio preto que faz a ligação.
Agora o cobra já está limpo, vejam a diferença.
Olha só como está sem poeira e limpo, parece outro cobra.
A fiação vou trocar todos os fios queimados antes de colocar em atividade.
Olha a frente limpa.
Ai está ele já limpo vejam como ficou os botões e a frente, é que a foto não mostra ao vivo.
Não sei bem ao certo se ele foi fabricado em 1996, ou 2004, 
Vejam a diferença de como estava, certo que eu perdi alguns nomes, mas tudo bem o que importa é o conteúdo.
Abaixo do conector da para ver o nome Malaysia. 
Veja a tampa cima está meia que danificada, e de baixo está com 3 furos.
Transceptor e microfone já limpos ás tampas não estão tão boas, mas a frente dá pra passar.
Pessoal estou postando estas fotos e contando a história na integra, claro que tive que omitir o nome da empresa do caminhão e o nome dele completo e cidade. Mas o que importa é o gesto que alguns seres humanos fazem que com certeza é uma escada para subir na evolução humana, temos que ser honestos, simples, sinceros, realista, e saber que ainda tem muita gente boa no mundo, independente de cor, religião, formação, etnia, profissão. Meu muito obrigado Ualas.
Waldir Cardoso.

12 comentários:

  1. Muito bom parabens. Estou precisando da placa mae do cobra 148 DX retirar peca .somente a placa .

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    1. Ok Abelha.
      Eu também estou precisando da frente do 148 GTL DX, e dos botoes do Motorádio FA-M21, quem ler e quiser entrar em contato conosco.
      Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

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  2. Ia para todos, estou precisando do pll do rádio Royce 639. Sou do Rio de janeiro

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  3. Ola eu tenho umradio do mesmo o seu ficou muito bomo meu estou garimpando peças para por ele e. Funcionamento

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    1. Ok meu amigo.
      Mas este está bom comprei assim e ainda não fiz nada, está precisando de um checape, alinhamento severa revisão e substituição de alguns componentes.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

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  4. Eu tenho um deste dei na mao de um suposto tecnico e nao arumou veio faltando todos os principais trasnsitor vou ver se eu comsigo comprar estes componentes de auguem que posa me ajudar da burada que eu fis obrigado amigo salvador oliveira da cidade de anhembi interior de SP ok

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    1. Meu amigo Salvador Oliveira.
      Eu sempre estou alertando sobre estes "técnicos" fajutos que se aproveitam da inocência de pessoas para sucatear rádios, e ás vezes o defeito é simples, mas por falta de conhecimentos e experiências acabam sucateando rádios que poderiam voltar aos donos em excelente estado, assim ele teria seu nome bem falado e o melhor é ser honesto em qualquer profissão, mas como em todas profissões tem pessoas desonestas e sem dignidade e amor ao próximo. Sinto muito pelo acontecido.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

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  5. Salvador,
    Meus parabéns pelo trabaho, neste momento estou fazendo a mesma coisa em um Made in Malasya como o seu. O único ponto do meu sofrimento é a baixa qualidade dos esquemas, por acaso você teria um arquivo do esquema em PDF ou Imagem para me ceder por email? Caso sim ficaria imensamente agradecido.
    73,
    Eduardo PY2VR
    sefreitas@gmail.com

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    1. Ok Edurado.
      E para minha surpresa, o site da CBtricks onde tem o melhor esquema do 148 GTL está sem responder e moderno, não conseguir abrir para te enviar o link, mas já enviei pelo e-mail e o link do blog para mais informações do 148 gtl.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

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  6. Preciso saber porque o PLL do meu 148 tá esquentando

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    1. Meu amigo o seu PLL deve estar esquentando por tensão elevada mais de 8 volts, se não for isso, poderá ser o tipo de chucrute que foi feito, isso se ele tiver chucrute ou expansão de canais. O PLL deve sempre funcionar com tensão em RX ou TX 8 volts, se seu regulador de tensão MB3756 ou KIA7808 nos rádios novos PTT frontal estiverem com defeito e passando a tensão de 13,6 volts para todo o circuito do 148 GTL. Cuidado não aconselho a ficar ligando seu rádio pois poderá queimar não só o PLL mas outros circuitos. Muito obrigado
      Waldir Cardoso.

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