18 de outubro de 2018

Amplificador Tojo AB 2000 doação.

Pessoal, quem curte e gosta das postagens do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês
Um colega me doou este AB 2000 da década de 90, ele está com uma saída queimada, na década de 90 eu montei um deste, adquirir a caixa de alumínio de uma sucata, encontrei em outras sucatas os ferros transformadores do mesmo tamanho, pedir emprestado um bom de um amigo e fiz a plaquinha PCI e rebobinei os transformadores, o transformador driver pequeno da entrada de som tive que retirar do equipamento bom do amigo e desenrolar e contar ás espiras e fio AWG usado, assim como os outros de saídas, eu aproveitei que o do amigo tinha queimado um transformador de saída áudio e olhei como era feito, fio AWG e espiras, e acabei rebobinando o dele também, encontrei duas formas pequenas igual ao original e rebobinei idêntico ao original. Bem depois eu vou postar aqui para todos ver o que montei.
Atualizei 25-11-2018 com esquema e layout PCI que desenhei na década 90.
Atualizado com novas fotos e esquema atualizado no blog.
Foto do AB2000 amplificador automotivo.
Chegou assim sem a tampa e meio sujo, mas já limpei para fotos.
Vejam os transformadores grande de saída.
 
Vejam os transformadores de "driver" entrada de AF som.
Foram estes que tive que confeccionar certinho.
Por cima dos transformadores.
Vejam os diodos e abaixo os transistores darlington TIP 105.
Este é o esquema que eu desenhei do próprio AB 2000 da época.
Esta foi a PCI que eu fiz no que eu montei na época.
Pessoal este módulo de som amplificador é bom, porem não sabemos se achamos os transistores originais, bem se não achamos os originais, a carcaça dele serve para montarmos uma boa linear ou bilinear RF para 3 a 30 Mhz ou 2 metros, devido ao tamanho dele como dissipador de alumínio.
Waldir Cardoso.

13 comentários:

  1. Amigão pra mim são os melhores amplificadores..pena q vc não postou a lista de peças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton.
      Olha eu postei o esquema que desenhei em 1997 quando montei um igualzinho ao original, coloquei o zoom para você ver melhor o esquema click no nome acima do esquema AB 2000, os esquemas são iguais, são dois canais. veja alguns links sobre estes amplificadores.
      https://youtu.be/Oiu7udo2YWk https://youtu.be/acISQR8_DIc
      https://www.youtube.com/results?search_query=modulos+tip+105+ab2000
      Esquema AB 3000. http://geisomgx.blogspot.com/2014/08/blog-post_82.html
      https://www.clubedohardware.com.br/topic/1335924-m%C3%B3dulo-automotivo-caseiro-com-trafo/
      Meu amigo pesquise como montar com Mosfet terá maior potencia e mais fácil.
      Muito obrigado pelo comentário e espero que monte um deste.
      Feliz 2021 muita paz, prosperidade, alegria e saúde, para você e sua família.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Parabéns amigo, uma das poucas pessoas, modéstia a parte que colocou uma coisa que preste na internet e com tantos detalhes, mais uma vez PARABÉNS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo, não digitou seu nome.
      Mas tudo bem, o ruim deste módulo de potencia AB 2000 é que os transistores de potencia TIP hoje em dias são falsos, devemos substituir por Mosfets de potencia como IRFP entre outros.
      Muito obrigado pelo comentário, e muito obrigado pelos elogios.
      Feliz ano 2021 para toda sua família.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. Qual peça trocar pra aumentar a potência do som? O meu Ab2200plus tem a mesma potência do ab200 ambos roxos.

    ResponderExcluir
  4. Os transistores de saída por outros com maior potencia, veja o datasheet de outros usados em amplificadores de 12 volts. A configuração dom Mosfet IRFP 240, IRFP 250, IRFP 260, BUZ 23, poderá não ser uma boa ideia, pois com 12 volts e apenas dois Mosfet será quase impossível conseguir os 100 Watts de som. Mas modificações podem ser feita para maior número de Mosfets. Mas isso é para quem conhece e tem experiência em montagens e eletrônica.
    Um abraço.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  5. Uma dúvida o capacitor seria 3n3 ou 3u3 ? Pois não identifiquei o símbolo entre os números.👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo.
      O capacitor é de poliéster de 3.3nF ou 3n3 ou 3.300pF, ou 0.003uF, como queira ou esteja escrito no corpo do capacitor.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  6. obrigado...faltou especificaçoes e detalhes dos drives de acoplamento,os transformadores...voltas,numero fio awg, dimensoes etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou meu amigo Robson Luiz.
      Olha eu tenho anotado em uma cadernetinha, pois eu rebobinei no meu trabalho onde eu trabalhava com diversos transformadores, eu era rebobinador e tinha que anotar todos os transformadores e cálculos que fazia. só que isso foi há mais de 25 anos atrás, não sei onde está a cadernetinha, mas tenho ela em algum local de minha casa, quando achar vou postar com tudo que tenho sobre o AB 2000. Fico devendo e prometo acredite.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  7. Alguém sabem dizer como ajeitar a minha ab 2200 o remoto não funciona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo.
      O circuito é semelhante ao postado aqui do AB 2000, olha o transistor pequeno BC 337, ou algum diodo no circuito dele.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam críticas, elogios ou comentários.