18 de junho de 2018

YAESU FT 101B doação PY6 ACU, PX6A 0487 Sr. Joel.

Vocês, que curtem e gostam das postagens do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Pessoal, ganhei de presente dia 5 de Junho 2018, do Sr. Joel PY6 ACU, PX 6A 0487, um transceptor da década 70, marca YAESU modelo FT-101B. Minha breve história: Quando entrei na faixa dos 11 metros em 1982 conheci o Sr. Joel, com sua VW Brasília de ano 1978 marrom cheia de antenas, sempre passava na frente do meu QTH (casa), na década de 80 quando ia a sua residência ficava olhando este e outros rádios que ele tinha e sempre ligados, ficava namorando os rádio, louco de vontade de possuir um, na época eu adolescente com apenas 15 anos com meu simples Motorádio FA-M21 de 23 canais AM, eu nunca tinha visto um transceptor de banda corrida, ficava fascinado ao ver a sintonia giratória VFO, e ouvir a voz sendo sintonizada grave e agudo em SSB 40 metros sintonizada pelo veterano Radioamador Sr. Joel. O tempo passou, em uma ocasião fiquei muito zangado com Sr. Joel, mas há pouco tempo atras entendi que humildade, consideração respeito, é algo muito valioso no ser humano, depois de quase uma década o Sr. Joel me mostrou mais uma vez que tem consideração por mim, no instante que perguntei se ele tinha um YAESU velho daquele tempo para vender, ele me disse que tinha um com defeito e iria me doar, fiquei tão alegre igual a um menino quando ganha um presente muito desejado. Escrevi esta breve história para que todos saibam que, inimizade, rancor, ódio, discórdia, faz muito mal a todo ser humano, temos que ser amigo, humilde, bondoso, ter apreço ser gentil. Aliás o Sr. Joel sempre que modulava (falava no PX) com ele, me dizia para que eu fosse um garoto gentil, que não me custava nada e todos viam com bons olhos, eu sigo até hoje seu conselho que ficou gravado na minha mente de adolescente. Um homem inteligente tem boas virtudes e é vitorioso em tudo que faz. Muito agradecido de coração Sr. Joel PY6 ACU PX6A 0487. Vejam às fotos acima é do dia que chegou e sem limpeza, às fotos abaixo foi do dia 18-06-18 já limpo lubrificado com Dial do VFO (aferido) ou calibrado nos dois mostradores. 
Este foi a maneira que meu presente chegou em casa.
Claro que em fotos não vemos os detalhes.
Vejam depois de uma limpeza, dial do VFO foi aferido com o de cima, estava solto.
Está praticamente novo para mais de 4 décadas.
Um pouco de ferrugem na tampa, é normal devido ao tempo.
Parece outra tampa depois de limpo.
Tem um ponto de ferrugem e danificada pintura original.
Vejam o dissipador da fonte e o cooler acho que está como exaustor para o PA.
Tudo limpo FAN lubrificada parece outro.
Em zoom FAN cooler.
Lateral esquerdo, às duas estão assim.
Olha só como ficou esta lateral, vejam a outra abaixo.
Finaliza abaixo às fotos depois da limpeza.
Parte superior aberta.
PCI acima do VFO central no painel.
PCI filtro NB RX.
PCI regulador bias Driver.
Outra PCI desconhecida para mim.
Vejam às bobinas do pre seletor, são reguladas manualmente conforme a banda.
 Botão do pre seletor e suas respectivas bandas para sintonia. 
Mas duas PCIs.
Mais uma PCI.
Vejam o PA RF com as duas válvulas.
Em outro angulo PA RF.
Ainda dá para ver o nome do microfone CHURE no PTT.
Pelo tempo será que a capsula de microfone é CHURE original.
Observem o tipo da chave, hoje ficamos a desejar em nossos PX.
Bem pessoal vocês viram um pouco deste transceptor da década de 70, eu não entendo nada sobre válvulas, pelo que já observei e estudei o manual dele, ele tem três válvulas na saída RF,  já baixei o seu manual e esquema em PDF ou aqui achei esta página manual e esquema neste site tem mais sobre este equipamento, nesta página tem o diagrama em blocos. Não sei ainda o que irei fazer, se irei transformar o Driver com transistor e saída RF PA para Mosfet, pelo que observei no esquema não é difícil, talvez seja mais fácil do que penso, ou tento restaura-lo com ás válvulas, mas para isso terei que estudar o ABC sobre válvula, não sei nada sobre elas, afinal eu não preciso de tanta potencia RF em SSB, acima de 100W RF é desperdício de energia elétrica e RF, sem falar que é um suicídio lento, eu me contento nos 30W RF para SSB em 27 Mhz, e 50W RF para 80 e 40 metros, com uma saída dupla em push pull com Mosfet IRF 510, IRF 520 ou IRF 530, consigo esta potencia e deixaria ele com a mesma cara de original, porem consumindo bem menos em 13,8 volts.
Muito obrigado a todos.
Waldir Cardoso.

6 comentários:

  1. Tenho este ventilador original do FT-101! Era muito barulhento e troquei por um de 12V... isso meados dos anos 90!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Ademir.
    Rapaz o blog menu, estava com os comentários para caixa de comentários e não para meu e-mail, pois os comentários vem para moderação e vai para meu e-mail, assim sei que tenho comentários no blog, só que não sei se desmarquei esta opção que não estava indo nada para meu e-mail, assim pensava que não estava tendo comentários nos blogs.Desculpas.
    Eu desmontei o ventilador que é 127 volts, e lubrifiquei todo, ás hélices são de alumínio, depois que lubrifiquei e montei ficou uma barulheira danada, depois foi diminuindo até ficar sem barulho e ventilando bem mesmo. Está original.
    Ele nunca tinha passado por uma limpeza e lubrificação desde a década 70.
    Já consertei ele, o RX tinha um transistor com defeito, e TX esta ainda com a fonte que alimenta a saída PA com defeito mas já sei o que é, e até já falei breve com ele em 6.990 Mhz.
    Um abraco. Boas festas e feliz Natal próspero 2019.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      O FT 101E ele está com que potência aproximadamente de saída?
      Vc modificou ou está com as válvulas originais.

      Excluir
    2. Ok meu amigo.
      O FT 101 está com defeito na alimentação das válvulas PA, pois saiu fumaça na mão do dono, e ele desligou e deixou parado por mais de 6 anos, quando peguei aprendi a regular e fiz a antena de 40 metros, mas ele estava com pouca potencia RF, quando estava testando falando ele começou a sair fumaça embaixo do transformador TP de CA, depois tentei mais uma vez ele saiu novamente fumaça, e está com pouquíssima potencia RF mas falo com ele assim mesmo na sub faixa dos 6900Mhz. Ainda não tive tempo para conserta-lo, se bem que eu não entendo nada de válvulas, mas depois pensarei se vou modificar para MOSFET PA.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. Olá, vc ainda tem esse equipamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Moreira.
      Este equipamento nunca será vendido e nem posso, foi uma doação do Sr. Joel, enquanto eu estiver vivo estarei com ele, será o xodó da minha estação. É uma relíquia e tem uma grande história.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam críticas, elogios ou comentários.