25 de novembro de 2018

Mais doações Fonte ZENER Sr. Joel PY6ACU PX6A0487.

Vocês, que curtem e gostam dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
O Sr. Joel mudou-se de QTH "casa" então ele está se desfazendo de tudo que é velho ou que acha que não tem mais utilidade para ele. Dia 23 Novembro pela manhã ele telefonou-me perguntou-me se queria algumas sucatas velhas de fontes, eu respondi que sim tudo que fosse eletrônico era bem-vindo ao blog e para mim, ele então mandou eu ir até sua residência apanhar a doação de sucatas.
Mais uma vez meus agradecimentos ao Sr. Joel que se lembrou de mim e fez mais esta doação, que para mim é um presente muito importante. Vejam o que o Sr. Joel doou para mim e trouxe em uma caixa vejam.
Pessoal, a fonte preta foi a sua primeira fonte da década de 70.
Ela ainda está boa e funcionando, já vão ser limpos fotos abaixo.
Já estão todos limpos para fotos.
Vejam o que trouxe de sua residência.
Estabilizador de PC em bom estado e duas caixinhas de PC.
Uma fonte de 550W PC desktop modificada para 13,5 volts.
Vejam a etiqueta do fabricante.
Olha esta fonte tem um regulador a transistores proteção 
contra curto, tem amperímetro voltímetro saída estabilizada 13,8 volts
da marca ZENER fabricada em Jundiaí São Paulo Brasil.
Ela foi a primeira fonte do Sr. Joel, lembro-me quando eu
 fazia visitas na sua residência na década de 80 em 1983 ficava
 fascinado com seu cobra 148 GTL DX ligado a ela e toda sua estação.
Vejam os instrumentos já meio amarelados pelo tempo.
Mas funcionam perfeitamente.
Pessoal, vejam os 3 MJ 15003 do México.
Estes transistores estão sobrando corrente
 cada um suporta 20 amperes e a fonte é de 12 amperes.
O Sr. Joel disse que ninguém nunca mexeu nesta fonte.
Vejam às especificações na etiqueta do fabricante ZENER.
Olhem a ponte de diodos parruda.
Vejam de cima o tamanho reduzido da fonte.
Vejam o NPN TIP 3055 de 15 amperes
 mais dois transistores e os resistores de fio.
Este capacitor eletrolítico está estourado é normal devido ao tempo.
Vejam os fios secundário e primário do transformador de potencia.
Não dá para saber a bitola dos fios e nem a potencia do TP.
Vejam este lado do TP que ele está novinho sem ferrugem. Incrível.
 
Agora do outro lado a mesma coisa TP novinho.
Pessoal eu mostrei o interior da fonte sem detalhes da PCI pois o intuito aqui é mostrar como uma fonte que tem mais de 30 anos pode ficar assim e ainda está boa funcionando, claro que com o capacitor eletrolítico estourado ela está com sua potencia reduzida, também o que chamou atenção o fabricante colocou só dois capacitores eletrolíticos de 4700 uf 50 volts, quando era para ser dois de 4.700 uf e um de 3.300 uf 50 ou 63 volts, ou dois de 6.800 uf 50 volts, acho que o certo era passar de 12.000 uf, a fonte é 12 amperes teria de ser para cada 1 ampere 1000 uf. Outra coisa os transistores é para fonte de no mínimo 20 amperes pois 1 MJ 15003 pode chegar a 20 amperes, os 3 pode chegar a 50 amperes, então bastava dois deles para suportar os 12 amperes fornecido pelo TP e ponte de diodos, assim ficariam trabalhando aliviados, outra observação a ponte de diodos deve ser de 10 amperes, não deu para ver a especificação dela, também o fio que foi enrolado secundário e primário do TP, pois nada adianta ter ponte de diodo de 20 amperes transistores que suportam 30 amperes e não ter um transformador que forneça 12 amperes, assim esta fonte só terá sua potencia fornecida pelo TP. Meus agradecimentos mais uma vez ao Sr. Joel por mais esta doação e presente, fico muito alegre de ter suas relíquias em minha casa e farei um bom aproveito para minha estação. 
Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam críticas, elogios ou comentários.