7 de maio de 2019

Fio e cabo usado em antena RTX achado.

Olá pessoal estava eu passando por uma grande via próximo ao centro da cidade, quando vi um emaranhado de cabos banda larga, de telefonia, fios, etc. jogado no chão e dois trabalhadores em escadas nos postes retirando e descartando os danificados ou substituindo, fui ate um funcionário que estava no poste em uma escada, perguntei se era para descarte aqueles fios e cabos, ele respondeu que sim. Logo comecei a procurar o que me interessava que são cabos preto com dois fios rígidos de cores branco e azul, não sei o nome deste cabo, mas a capa deste cabo depois que retirar os dois fios condutores azul e branco, a capa serve para ser um bom isolante para antena, a capa deste cabo parece ser de plastico e tem náilon "nylon" em sua estrutura fortalecendo a capa para que não se rompa em severos estiques ou puxões, por isso são bem vindo a nossas antenas dipolos de RTX ou RX pois podemos emprega-lo depois do isolante colocamos a capa ao invés de comprar fios de seda ou náilon, fica muito mais barato, e os dois fios retirados servem também para confeccionar a antena como elemento irradiante positivo e negativo. Então tá uma dica para você que ver muitos fios jogado fora, desprezados agora já sabe que tem utilidade em nossos projetos de antenas. Mas CUIDADO não toque em cabos soltos no chão, verifique se ele já está solto, nunca pegue em fio nenhum ligado ao poste pois ele pode ser ou está próximo ao de alta tensão Ca de 13.800 Volts, ele é fatal. Vejam em meu novo QTH uma antena dipolo para 40 metros que fiz há dois meses atrás com a capa deste cabo isolante e bem resistente, vejam nas fotos abaixo.
Este foi o cabo que encontrei hoje descartado no chão, são vários pedaços.
Vejam que ele só tem estes dois fios, e 
servem para confeccionar a antena dipolo.
A largura dele é a mesma do cabo coaxial de 75 Ohms 
6,5 mm, vejam no conector o cabo coaxial da antena pronta.
Não use este cabo com dois fios azul e branco para ligar no lugar do cabo
 coaxial, a antena deve ter uma alimentação com cabo coaxial de 50, 52 ou 75 Ohms.
Vejam a ligação central da antena cano PVC 
e a curva do cabo coaxial para não penetrar água.
Lado positivo da antena de 40 metros, fixei 4,5 metros
 de madeira maçaranduba na ponta da árvore mangueira.
Descida do cabo coaxial de 75 Ohms, ao fundo 
na mangueira 4,5 metros de madeira maçaranduba. 
Um gavião resolveu roubar a cena mas veja o cabo 
isolante próximo ao gavião, o nó está se desfazendo.
Agora sim sem o gavião vejam o isolante de
 PVC e o cabo isolante fixando preso a madeira.
Vejam o lado negativo está preso a um pedaço de 
madeira de aproximadamente 2,5 metros do telhado. 
Melhor vejam cabo e isolante de PVC o nó também está se desfazendo.
A antena tem uma boa altura do solo aproximadamente 11 metros, e 4 metros
 das ferragens da casa a estrutura de ferro da casa "vigas" interferem na ROE.
Coloquei o positivo da antena para ficar longe da casa para sofrer menos interferências.
Pessoal foi a primeira vez que usei este tipo de capa de cabo para prender e fixar isolar antena, vejam que os nós estão se desfazendo, mas dei vários já prevendo isso, antes usava fios de seda, a ROE ficou em 1:1.5 devido ao tamanho dos elementos, mas da para baixar mais, o cabo tem 14 metros de 75 Ohms, o fio irradiante confeccionado a antena foi fio rígido 14 mas pode ser flexível 2,5 mm. Pessoal a antena não está bem posicionada pois a estrutura da casa ferragem "vigas" que está aterrada, interferem na boa recepção e transmissão, é como se fosse um refletor disfarçado e impedindo os sinais RF irem e virem livremente, a árvore mangueira até que não interfere tanto mas também tem influência negativa, o certo é que a antena esteja em uma área livre e bem isolada, este cado que estou mostrando é ideal para longas antenas e isolamentos. Mas mesmo com ROE de 1:1.5 reportagens de colegas disseram que está bem meu sinal com 10W RF, consigo ouvir em 40 metros Rio de Janeiro, Minas gerais, e até Paraná bem baixinho, sem falar por aqui pertinho entre 50 a 300 Km escuto como se fosse VHF, estou impressionado em meu novo QTH moro em um bairro de altitude elevada que o centro da cidade onde morava, isso favorece e muito em RTX.
Bem espero que gostem. Há se quiser saber a fórmula de antenas e confeccionar vejam no blog:https://projetosetransceptores.blogspot.com/2018/12/antena-direcional-yagi-4-elementos.html lá vejam uma antena que confeccionei com elementos sucateados antena de TV, fiz muitos e muitos QSOs com bom sinal.
Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam críticas, elogios ou comentários.